Recuperação de Créditos PrópriosBraiscompany empresa acusada de pirâmide. Entenda o caso

março 6, 2023

(https://braiscompany.com/)

 

A Braiscompany foi acusada  de pirâmide financeira que movimentou 1,5 Bilhões de reais, segundo a Polícia Federal. Entenda o caso

Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, o casal que criou a empresa tiveram mandados de prisões expedidos, porém encontram-se foragidos. Segundo as investigações a empresa criada na Paraíba fundada em 2018 oferecia serviços de “aluguel de criptoativos” que dariam lucro de 8% ao mês, através de trade da criptomoeda, especialmente o bitcoin. A empresa fazia um contrato de um ano, podendo ser renovado com os clientes, e estes eram orientados a abrir uma conta na Binance (Corretora de Criptomoedas) e comprar Bitcoin e em seguida transferir este Bitcoin para a carteira virtual da Braiscompany indicada em contrato. (https://portaldobitcoin.uol.com.br/braiscompany-saiba-tudo-sobre-a-empresa-acusada-criar-uma-piramide-financeira-de-r-15-bilhao-com-bitcoin/)

Como todo esquema de pirâmide financeira, chamado esquema Ponzi, depende de novas captações de novos clientes para conseguir pagar os antigos clientes, ou seja, depende exclusivamente da entrada volumosa de novas vítimas para se sustentar, até que chega uma hora que o esquema não se sustenta e cai.

Muitas vítimas geralmente por terem recebido no começo da pirâmide, entram num estado de negação, isto é , negam que tenham caído em um golpe e acreditam em todas as promessas da empresa e possíveis acordos. Em seguida passam para o estado de inércia, ou melhor, depressão misturado com vergonha porque percebem que foram vítimas e não tem forças ou não sabem como fazer para recuperar seus ativos financeiros. Algumas vítimas ao invés de passar pelo estado de inércia, passam pelo estado de “euforia soberba” ou “frenesi do tubarão” onde procuram atacar todos que procuram uma solução racional, e acham-se muito superiores intelectualmente e tem a certeza que somente elas tem a solução para o caso e sabem com absoluta certeza o que fazer para recuperar o dinheiro perdido. Depois que passam por todos estes estágios infrutíferos e que não levam a lugar nenhum vão para a fase da ação e buscam profissionais especializados e qualificados para solucionar o caso.  Aprenda a identificar um golpe:

Outro problema que se encontra no mercado para as vítimas é a qualificação de profissionais que em troca de qualquer valor, ingressam com uma ação judicial “feijão com arroz” no âmbito civil na esperança de recuperar algum bem.  Geralmente estas ações tem custas processuais altas para o tribunal e são inúteis porque partem do pressuposto que a empresa que aplicou o golpe de pirâmide financeira é uma empresa idônea que tem fundos financeiros na sua conta bancária de seu CNPJ e basta pedir uma penhora que irá ressarcir sem grande problemas. Isto não é verdade!

Um outro grande problema é que estas empresas que aplicam pirâmide financeira apesar de terem CNPJ no Brasil e serem constituídas legalmente em âmbito nacional, sempre entram com pedido de recuperação judicial em vara empresarial, com o único objetivo de suspender todas as ações cíveis que tramitam em todo território nacional por força da Lei de Recuperação e Falências, isto aconteceu exatamente nos casos da G.A.S Consultoria de Bitcoin (Faraó dos Bitcoins) e no caso da MSK Invest.

Portanto,  a única forma de recuperar ativos financeiros de um golpe de pirâmide ou fraude financeira é por meio da Advocacia Estratégica de Inteligência:

A ERA DA ADVOCACIA ESTRATÉGICA DE INTELIGÊNCIA DE GUERRA

Consiste em uma prévia investigação com amparo no provimento 188 da OAB (https://www.oab.org.br/leisnormas/legislacao/provimentos/188-2018)

“Art. 1° Compreende-se por investigação defensiva o complexo de atividades de natureza investigatória desenvolvido pelo advogado, com ou sem assistência de consultor técnico ou outros profissionais legalmente habilitados, em qualquer fase da persecução penal, procedimento ou grau de jurisdição, visando à obtenção de elementos de prova destinados à constituição de acervo probatório lícito, para a tutela de direitos de seu constituinte.”

Onde por meio de profissionais das mais diferentes áreas como cibersegurança, inteligência financeira e empresarial, contrainteligência, OSINT (inteligência em dados abertos), estabelecimento de vínculos de redes sociais por meio de software, rastreamento de criptomoedas  e busca de carteiras virtuais com produção de laudo com validade jurídica assinado por perito, que poderá ser usado para pedido de bloqueio de ativos virtuais, fontes humanas que em caráter anônimo tem informações privilegiadas, varredura de informações da Dark Web, escaneamento de site empresarial com localização da hospedagem e servidor e do responsável em território nacional ou no exterior, busca de constituição societária em paraísos fiscais e engenharia reversa de ocultação patrimonial offshore, busca de bem móveis e imóveis em todos os cartórios nacionais e internacionais, identificação de “laranjas” ou “testas de ferro”, bussines inteligence, dentre outras ferramentas.

Após esta etapa é feito uma relatório de inteligência junto com uma ação judicial própria para o caso em específico e protocolado perante a autoridade competente que irá ratificar as provas oferecidas e partir para novas diligências investigatórias.

Nosso escritório representa mias de 1.000 vítimas de pirâmide financeira, contando com ampla experiência em investigação e busca de ativos financeiros como citado acima e oferece especialização em busca de ativos virtuais, confira a matéria publicada no Jornal Extra comentando a nova lei de Criptomoedas e Ativos Virtuais:

 

Jornal Extra publica entrevista do advogado Paulo Vianna sobre nova lei de ativos virtuais

SOBRE O AUTOR

PAULO VIANNA é o responsável pelo Departamento de Recuperação de Ativos do Fernando Martins Advogados Associados. Advogado especialista em Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Inteligência e Contra-Inteligência pela ABEIC(Associação de Estudos em Inteligência e Contra-inteligência), Especialista em Contract Law por Havard Law School, Pós-Graduado em Investigação Criminal e Segurança Pública EMD, Pós-graduado em Direito Tributário pela UCAM.
Diplomado em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra (ESG), e Liderança pela Escola de Comando Maior do Exército (ECEME), autor de artigo publicado na International Churchill Society ICS Inglaterra
(https://winstonchurchill.org/publications/churchill-bulletin/bulletin-165-mar-2022/strategic-leadership/) Cursou Poder Marítimo pela Escola de Guerra Naval (ENG) com atuação nas áreas penal, civil e tributária.
 Conecte-se com Paulo no LinkedIn
https://fernandomartinsadv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/PNG-1.png
Rua da Assembléia 10/2413Centro Av. José Silva de Azevedo Neto 200 bl5 333 Barra da Tijuca
+55 21 3311 5597

Siga-nos:

Contate-nos

Copyright © FMADV 2023 – Desenvolvido por CyKairos