Fraude FinanceiraPessoas bem-sucedidas caem em golpe e perdem alta quantia em dinheiro

março 24, 2023

Advogado explica porquê pessoas bem-sucedidas caem em golpe e perdem alta quantia em dinheiro

 

Em matéria do Domingo Espetacular da Record veiculado no dia 19/03/2023 o advogado Paulo Vianna concedeu entrevista explicando o motivo de pessoas bem sucedidas caírem em golpe de fraude financeira, estelionato ou pirâmide.

Na entrevista, explicou que representa 700 vítimas de falsas corretoras e detalhou o modus operandi dos golpistas. Em primeiro lugar, as falsas corretoras, abrem empresas em paraísos fiscais de baixa regulação como São Vicente e Granadinhas , Ilhas Seychelles, Chipre e Malásia, constituindo o núcleo empresarial com constituição societária. Entre as falsas corretoras estão: XPOKEN, FXALTA, FXPORTUGAL, STOCKOZA, KIEXO entre outras…

Em seguida, abrem-se callcenters ou “boilersrooms” em vários países tendo como responsável um cabeça da Organização, este por sua vez recruta e treina pessoas no mercado financeiro e em técnicas de vendas e principalmente técnicas de PNL (Programação Neuro Linguística)(https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_neurolingu%C3%ADstica). A programação neuro linguística (PNL) é um conjunto de técnicas e ferramentas que visam a melhorar a comunicação, o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal e profissional. A PNL baseia-se na ideia de que a forma como percebemos a realidade é influenciada pela linguagem que usamos, pelos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos. A PNL propõe que é possível mudar esses elementos para alcançar os objetivos desejados, seja na área da saúde, da educação, do trabalho ou das relações interpessoais. A PNL pode ser aplicada em diversos contextos, como o coaching,  a negociação, a liderança, o ensino e a aprendizagem. Baseia-se em gatilhos emocionais e psicológicos como o gatilho da escassez , gatilho do medo de ficar de fora de uma operação em que todos estão supostamente ganhando, há um jogo emocional de barganha, ganância e vaidade e a certeza da realização dos sonhos de uma vida de sucesso fácil.

Ocorre que nunca houve nenhuma negociação no mercado financeiro real em nenhuma bolsa de valores do mundo, tudo não passa de números forjados na tela do computador do software e servidores que acompanham o mercado financeiro e jamais transmitem as ordens de compra e venda para a realidade, é como se fosse uma conta de uma corretora “demo”.  A prova disso, é que nunca recebem a “nota de corretagem” das ordens enviadas que as Bolsas do mundo todo são obrigadas a enviar por força das agencias regulatórias de mercado de capitais como por exemplo a SEC dos EUA (Securities and Exchange Commission) https://www.sec.gov/divisions/investment/custody_faq_030510 . Nunca houve lucro ou prejuízo, tudo o que aconteceu na realidade foi a transferência do dinheiro da vítima para a empresa meio de pagamento que a falsa corretora indicou.

As falsas corretoras criam empresas meio de pagamento, gateways financeiras, que recebem o dinheiro das vítimas em seu CNPJ e transmitem para a Organização Criminosa, geralmente coincidindo as datas da criação da empresa em seu CNPJ com a atuação da falsa corretora, ou fazem parcerias duvidosas com as já existentes. Estas empresas meio de pagamento convertem parte do dinheiro das vitimas que recebem em criptomoedas e enviam para wallets virtuais indicadas pela Organização Criminosa.

O golpe é quase perfeito, feito por pessoas altamente capacitadas que conhecem o mercado financeiro, geralmente analistas jovens que não tem família e não tem nada a perder de olho nas comissões que irão ganhar conforme sua meta diária, feito dentro da plataforma da corretora falsa que emula gráficos do mercado financeiro. Qualquer pessoa está vulnerável a cair no golpe, independente do seu nível de formação ou educação tamanha é a aproximação com a realidade, quando de fato trata-se apenas de “castelos de areia”.

A vítima percebe que caiu num golpe, quando tenta resgatar seu valor investido e é negado pela falsa corretora e ainda pedem taxas extras para realizar o saque, ou quando “quebram a banca”, isto é, quando colocam todo investimento no vermelho e afirmam que “perdeu para o mercado” e cobram mais dinheiro como apólices de seguros de Bancos Internacionais e investimentos para resgatar a conta. Tudo não passa de desculpas para arrancar mais dinheiro das vítimas.

Assista a Entrevista do Domingo Espetacular da Record TV:

 

Sempre desconfie de lucros altos muito acima do mercado tradicional, entre em contato se foi uma vítima.

https://fernandomartinsadv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/PNG-1.png
Rua da Assembléia 10/2413Centro Av. José Silva de Azevedo Neto 200 bl5 333 Barra da Tijuca
+55 21 3311 5597

Siga-nos:

Contate-nos

Copyright © FMADV 2023 – Desenvolvido por CyKairos